Os mediadores, que poderão realizar trabalhos tanto presenciais quanto online, receberão auxílio representação. Para se candidatar, é necessário possuir diploma ou certificado devidamente registrado, de conclusão de curso superior de graduação em qualquer área de formação acadêmica realizado em instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC - Ministério da Educação. Além disso, é imprescindível formação em Mediação, cumprindo os parâmetros do Conselho Nacional de Justiça, que incluem uma carga horária mínima de 40 horas/aula, complementadas por um módulo prático de 60 a 100 horas.
Os candidatos também devem atender a outros critérios, como não estar atuando como conselheiro, membro ou colaborador das Comissões de Ética e de Orientação e Fiscalização do CRP/19, não ser servidor do CRP/19, e não ter processo disciplinar-ético em andamento na Comissão de Ética do CRP/19. Conhecimento em práticas de Justiça Restaurativa é desejável.
As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas de 12 a 30 de maio de 2025, exclusivamente por meio do envio de currículo e certificados em formato .pdf para o e-mail coe@crp19.org.br com o título "SELEÇÃO CÂMARA DE MEDIADORES CRP/19".
A Comissão de Ética divulgará o resultado do processo seletivo no site oficial do CRP19 e em suas redes sociais entre os dias 16 e 23 de julho de 2025.